Venezuela

Discussion in 'Politics' started by SouthAmerica, Jan 14, 2007.

  1. .

    March 24, 2007

    SouthAmerica: Another crisis between Brazil and Venezuela.



    **************


    “Frase de Hélio Costa abre crise com a Venezuela”
    A Folha de Sao Paulo
    24 de Marco de 2007

    Uma frase do ministro Hélio Costa (Comunicações) abriu uma crise diplomática entre Brasil e Venezuela. Abespinhado com as insinuações de que a TV do Executivo, que Lula está prestes a implantar, vai converter-se em máquina de propaganda estatal, Costa afirmou, na última quarta-feira (21):

    "TV estatal é o que o Chávez faz, TV estatal é o que se faz em Cuba. TV estatal é o que se fazia na Polônia, TV estatal se fazia na antiga União Soviética. E eu estive em todos esses lugares para saber perfeitamente qual é a diferença entre estatal e pública."

    A reação do governo venezuelano veio na forma de uma nota veiculada, nesta sexta-feira (23), no sítio da embaixada da Venezuela em Brasília. Assina-a o embaixador Julio García Montoya, um general que representa o regime de Hugo Chávez no Brasil. O texto classifica as declarações de Hélio Costa de “insultuosas e perigosas.”

    “O tom e o contexto no qual o ministro localiza sua afirmação, contra todo o bom senso e respeito que requer exercício da boa diplomacia”, diz o texto do embaixador, induz a uma “falsa matriz sobre a realidade da mídia venezuelana.” A conclusão de que “meios estatais na Venezuela é igual a instrumento de marketing presidencial.”

    “O que nos alivia um pouco o mal-estar por este desatino político e diplomático do ministro Costa”, escreveu o embaixador, “é sua óbvia ignorância sobre o que sucede na Venezuela em matéria de meios de comunicação social, além de sua equivocada conceituação sobre o caráter social dos meios”.

    Segue-se uma longa peroração acerca do que seria a TV estatal da Venezuela. “Consideramos que não tem sentido esclarecer aqui o conceito de televisão privada”, acrescenta o embaixador, “pois este é bem conhecido pelo ministro Costa, que já foi empregado da TV Globo.”

    Depois de tachar as comparações de Hélio Costa de “infelizes”, o embaixador reitera o “descontentamento” e anota: “As televisões estatais venezuelanas não são do presidente Hugo Chávez” nem são utilizadas para “a realização de marketing presidencial ou pessoal.”

    “Queremos acreditar”, encerra a nota, “que o ministro Costa teve um deslize emocional”. Do contrário, “é óbvio que o governo do Brasil terá de nos dar uma satisfação.” O blog apurou que a embaixada discutiu os termos da nota com Caracas. Hugo Chávez aguarda agora por um pedido de desculpas de Hélio Costa ou de alguma outra autoridade do governo do companheiro Lula.

    O diabo é que, neste caso específico, o ministro Hélio Costa está coberto de razão. O sistema de TV estatal venezuelano não é senão uma máquina de promoção marqueteira de Chávez. A nota do embaixador ecoou na imprensa da Venezuela.


    .
     
    #11     Mar 24, 2007
  2. Cesko

    Cesko

    Considering Brazil's economic prowess relative to its size he might be right-winger if compared to others there.:D :D :D
     
    #12     Mar 24, 2007